Gestão e Organização Industrial

Apresentação do curso

As características atuais do mercado de trabalho exigem, cada vez mais, a otimização da gestão industrial através da qualificação do capital humano das organizações. É neste contexto que surge a proposta de se formar Técnicas/os Superiores Profissionais em Gestão e Organização Industrial. Torna-se evidente a necessidade de formar profissionais para integrar nas organizações industriais da região, a qual se assume com quase metade das empresas do setor.

 Esta formação revela-se de capital importância no sentido de dotar o tecido empresarial  de técnicos capacitados em Gestão e Organização Industrial contribuindo para o desenvolvimento sustentável da empresa a este nível.

Pretende-se formar Técnicos/as Superiores em Gestão e Organização Industrial. Na base da criação deste curso estão os seguintes pressupostos:
- A gestão das Organizações empresariais e industriais configura-se atualmente como uma das principias ferramentas para a melhoria contínua, o desenvolvimento sustentável e a competitividade das organizações empresariais qualquer que seja a sua atividade económica;
- Aumento da procura no mercado de emprego de profissionais qualificados na gestão das organizações industriais, criando a necessidade da existência de uma oferta formativa e de ensino, orientada para a criação das competências técnicas específicas de profissionais.
- Elevado número de pessoas na região com habilitações ao nível do ensino secundário com condições para obter uma especialização técnica superior;
- Elevado número de entidades parceiras que, desde o início, manifestou interesse em colaborar com o desenvolvimento do curso, evidenciando disponibilidade quer para emitir parecer favorável ao curso, quer para acolher estudantes no período de estágio, obtendo-se um número significativo de propostas, que corresponderam às necessidades de colocação.

Em síntese, o curso proposto, além de permitir a obtenção de uma especialização profissional de imediato, cria condições para o prosseguimento de estudos no futuro, com condições privilegiadas na frequência de outros cursos superiores.

Objetivos

Descrição geral

Desenvolver e coordenar as atividades, de gestão da produção, planeamento, manutenção industrial, qualidade, aprovisionamentos e de recursos humanos tendo em vista a optimização da produção.

Atividades principais do perfil profissional:

  1. Gerir, acompanhar e controlar as diferentes atividades que compõem a organização industrial, por métodos convencionais ou assistidos por computador, tendo em vista a sua optimização.
  2. Organizar o serviço de manutenção e assistir tecnicamente a produção, intervindo em caso de anomalias e avarias, tendo em vista a satisfação e acompanhamento do processo produtivo.
  3. Gerir o cumprimento dos procedimentos escritos do sistema e os requisitos específicos dos clientes, relativamente à sua área de intervenção.
  4. Planear, organizar e controlar os recursos humanos e equipamentos tendo em vista a optimização da produção, garantindo os níveis de satisfação, higiene e segurança no trabalho e saúde ocupacional.
  5. Participar no desenvolvimento, análise e controlo da qualidade, promovendo a melhoria contínua nos processos produtivos de acordo com as normas de higiene, segurança e ambiente de trabalho.
  6. Propor a redefinição do layout industrial e projetar e/ou apoiar a implementação de sistemas de controlo, supervisão e automação dos processos produtivos.
  7. Colaborar no desenvolvimento e aplicação de planos de segurança, higiene e saúde.
  8. Elaborar os relatórios relativos às diferentes áreas de intervenção da produção, manutenção e logística.
  9. Organizar a produção numa unidade industrial e optimizar os recursos de acordo com os objectivos pretendidos.
  10. Acompanhar e analisar o serviço de aprovisionamento e gestão de stocks da empresa tendo em vista a sua adequação ao processo produtivo, com o objetivo de evitar ruturas de stocks e reduzir custos.
  11. Avaliar o impacto ambiental de os recursos energético, do processo fabril e do ciclo de vida dos produtos e conhecer estratégias para o mitigar.

Estudos futuros

O curso proposto, além de permitir a obtenção de uma especialização profissional de imediato, cria condições para o prosseguimento de estudos no futuro, com condições privilegiadas na frequência de outros cursos superiores.

A esse nível, o ISDOM dispõe de oferta formativa privilegiada. Este Curso Técnico Superior Profissional permite a continuidade ou complementaridade da Formação numa área em expansão na região, no país e na sociedade actual.

O CTeSP proposto permite o prosseguimento de estudos para cursos de 1.º ciclo das seguintes instituições de ensino superior do Grupo Cofac na região da Marinha Grande:

ISDOM - Licenciatura em Engenharia da Produção Industrial e Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos;
ISLA Leiria - Licenciatura em Engenharia da Segurança no Trabalho, Licenciatura em Gestão de Empresas e Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos.

Competências

Conhecimentos:

  1. Conhecimentos abrangentes de oralidade e escrita, nas suas vertentes de compreensão, expressão e produção em Língua Portuguesa.
  2. Conhecimentos abrangentes de Matemática e Estatística aplicados na gestão Industrial.
  3. Conhecimentos abrangentes de língua inglesa no quotidiano socioprofissional e de terminologia técnica em língua inglesa.
  4. Conhecimentos especializados sobre a gestão das organizações para as suas fases do planeamento, organização, direção e controlo e de um sistema integrado de informação no contexto da tomada de decisão empresarial.
  5. Conhecimentos abrangentes dos principais problemas ambientais.
  6. Conhecimentos abrangentes da promoção da cultura da segurança, higiene e saúde no ambiente de trabalho.
  7. Conhecimentos abrangentes que permitam a promoção da motivação para a qualidade.
  8. Conhecimentos especializados da legislação laboral e legislação ambiental
  9. Conhecimentos especializados em segurança e saúde no trabalho.
  10. Conhecimentos especializados dos princípios aplicados em Logística empresarial e distribuição.
  11. Conhecimentos especializados de leitura e interpretação e representação de formas, peças e componentes simples, utilizando a linguagem gráfica e técnicas de representação convencionadas no desenho técnico em geral e por métodos convencionais e assistidos por computador.
  12. Conhecimentos especializados dos princípios aplicados em Logística Empresarial.
  13. Conhecimentos especializados de análise de custeio e de gestão orçamental.
  14. Conhecimentos profundos de gestão de custos com Indicadores de Controlo de Gestão que conduzam á redução continua de custos de produção.
  15. Conhecimentos especializados dos diferentes processos de produção.
  16. Conhecimentos especializados de tecnologia da mecânica e dos materiais aplicados nos processos industriais.
  17. Conhecimentos especializados da interacção entre o comportamento das pessoas, o processo de gestão, o contexto organizacional, os processos organizacionais e a execução do trabalho que permitam a promoção da motivação para a qualidade.
  18. Conhecimentos profundos relacionados com o desenvolvimento, implementação e gestão de Sistemas de Gestão da Qualidade
  19. Conhecimentos especializados relacionados com o desenvolvimento, implementação, processos e gestão da produção
  20. Conhecimentos profundos relacionados com o desenvolvimento, implementação e gestão da Manutenção
  21. Conhecimentos especializados sobre a gestão energética e o impacto ambiental dos recursos energético, do processo fabril e do ciclo de vida dos produtos e de estratégias para o mitigar.

Aptidões

  1. Identificar e preparar a planificação e programação da produção.
  2. Desenvolver o plano de produção.
  3. Aplicar as metodologias de controlo de produção.
  4. Analisar, organizar,avaliar e acompanhar a produção.
  5. Dinamizar e acompanhar e liderar equipas de produção.
  6. Estabelecer a ligação com outros departamentos.
  7. Promover a cultura e as atividades de Segurança e Saúde no Trabalho.
  8. Acompanhar a planificação e programação da manutenção.
  9. Identificar as melhores opções estratégicas nos diferentes contextos de gestão de recursos humanos.
  10. Pesquisar e aplicar a legislação, regulamentos e normas inerentes aos diferentes contextos de intervenção.
  11. Aplicar as técnicas de organização do trabalho no desenvolvimento das rotinas.
  12. Utilizar as aplicações informáticas e a Internet na elaboração de documentos e na organização do trabalho.
  13. Aplicar as competências linguísticas na comunicação e no processamento de texto em língua portuguesa e em língua estrangeira.
  14. Analisar e aplicar a legislação, regulamentos e normas inerentes aos diferentes setores específicos de intervenção.
  15. Promover as etapas da implementação de sistemas de gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança.
  16. Elaborar documentação técnica e específica da organização e gestão da produção.
  17. Colaborar na implementação de sistemas integrados de gestão.
  18. Analisar as necessidades de compra, selecionar e avaliar os fornecedores e definir os respetivos procedimentos de aquisição de bens e/ou serviços.
  19. Aplicar técnicas de negociação em diferentes situações organizacionais.

Atitudes

  1. Demonstrar capacidade de planificação e organização.
  2. Demonstrar capacidade de atualização permanente, quer a nível técnico e tecnologico, quer a nível da legislação.
  3. Demonstrar capacidade de gerir equipas de trabalho, de liderança e de coordenação de projetos.
  4. Demostrar capacidade de adaptação de comportamentos de estabilidade emocional e resistência ao stress.
  5. Demonstrar princípios e práticas de autonomia, rigor, sentido de responsabilidade e comportamento ético.
  6. Demonstrar capacidade para a promoção da mudança e inovação.
  7. Demonstrar polivalência, elevada criatividade e espírito de iniciativa.
  8. Demonstrar pró-atividade, assertividade e orientação para resultados.
  9. Demonstrar capacidade de tomada de decisão.
  10. Demostrar capacidade de comunicação com interlocutores diferenciados, facilitando o relacionamento interpessoal a nível interno e externo.
  11. Demonstrar espírito crítico, adaptabilidade e flexibilidade a novas situações.
  12. Demonstrar capacidade de cumprimento de prazos, horários e procedimentos pré-definidos.

Destinatários

O presente curso dá sequência às aprendizagens e competências adquiridas pelos alunos que frequentaram formações de nível 4 nas áreas de formação 340, 345, 520 e 521, e nomeadamente com cursos científico-humanísticos de ciências socioeconómicas e de ciências e tecnologias e  com cursos profissionais

Regulamento das condições de ingresso:

Publicação em DR:  Diário da República, 2.ª série — N.º 202 — 19 de outubro de 2017 (Regulamento nº 565/2017 -Regulamento dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais)

Condições de acesso

Áreas relevantes para ingresso no curso.
Uma das seguintes áreas:

  • Português
  • Economia
  • Matemática
Plano de Estudos
Ano/Semestre Designação ECTS
1º Ano Língua e Cultura Portuguesa 4
1º Ano Língua Inglesa 4
1º Ano Matemática e Estatística 4
1º Ano Gestão das Organizações 2
1º Ano Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho 2
1º Ano Gestão e Motivação para a Qualidade 2
1º Ano Legislação Laboral e Industrial 2
1º Ano Desenho Técnico 5
1º Ano Logística Industrial 4
1º Ano Processos Industriais de Produção 5
1º Ano Tecnologia da Mecânica e dos Materiais 6
1º Ano Gestão de Pessoas 2
1º Ano Gestão Energética e Ambiental 4
1º Ano Gestão da Manutenção 5
1º Ano Tecnologia de Informação e Comunicação 3
1º Ano Gestão da Qualidade 6
2º Ano Análise e Controlo de Custos 3
2º Ano Planeamento e Gestão da Produção 8
2º Ano Métodos e Organização do Trabalho 2
2º Ano Sistema de Gestão Integrada 5
2º Ano Gestão de Projeto de Produção 10
2º Ano Técnicas de Comunicação 2
2º Ano Estágio 30
  TOTAL 120 ECTS

TEM DÚVIDAS?

Venha esclarecê-las, visite as nossas instalações e contacte com responsáveis do curso a que se quer candidatar. Agende a sua visita com:

ligia.marques@isdom.pt