Design

Duração / Grau / ECTS

/ Pós-Graduação / 60 ECTS

Diretor

Professor Jorge Carvalho

Apresentação do curso

A estruturação do curso de pós-graduação visa responder a solicitações de profissionais de diversos domínios do Design, que muitas vezes desejam aprofundar os seus conhecimentos com vista a uma melhor compreensão dos problemas da actualidade, da sua prática profissional e do seu meio envolvente. Este curso propõe-se, assim, explorar abordagens e metodologias pluridisciplinares do Design no sentido de aprofundar a formação de 1º ciclo e complementar formações anteriores de profissionais e estudantes de Design e áreas afins. Igualmente importante é desenvolver a compreensão das problemáticas contemporâneas fundamentais do Design, numa perspectiva essencialmente de inclusão e de sustentabilidade.

Pretende-se também fomentar a reflexão sobre a cultura de Design no contexto alargado das ideias e das práticas (contexto social, económico, ecológico, tecnológico, entre outros.), bem como explorar áreas de vanguarda e inovação na aplicação do Design, promovendo a capacidade de investigação e de desenvolvimento de projectos dos mestrandos, em interacção com sectores empresariais portugueses, de serviços e da indústria. Assim, este curso visa encorajar a experimentação com materiais, técnicas, tecnologias, abordagens e metodologias no desenvolvimento de soluções para problemas de Design, com forte apoio de investigação, numa perspectiva de contínua aquisição e actualização de competências, ferramentas e estratégias, num mundo em permanente mudança.

Objetivos

Este curso de pós-graduação visa promover a integração dos saberes e das práticas, estimular a constante actualização dos Designers, através de uma atitude permanente de inquirição e de experimentação, e fomentar a capacidade de ação autónoma e de trabalho em equipa, fundamentais na prossecução de projetos de Design. Pretende-se igualmente desenvolver a capacidade investigadora dos Designers, em projectos articulados com áreas carenciadas ou emergentes do Design, numa perspectiva de actualização do mercado.

Competências

O curso de pós-graduação em Design pretende aprofundar competências projetuais em variadas áreas de especialização, bem como desenvolver e atualizar o domínio técnico e tecnológico dos Designers:

  • Aplicação, teste e desenvolvimento dos processos conceptuais, metodológicos, projetuais e de produção do Design, com especial enfoque em áreas de inovação, interdisciplinares e experimentais, num contexto de renovação do próprio processo criativo;
  • Compreensão de recentes desenvolvimentos em termos de materiais, equipamentos e tecnologias, e sua aplicação a projetos complexos;
  • Exploração de novos campos de aplicação do Design, numa perspectiva transdisciplinar e de especialização, designadamente em Design Inclusivo, Webdesign, Videojogos, Ilustração, Design Editorial, sempre com recurso a sólidas fundações conceptuais e críticas.
  • Desenvolvimento de projeto de investigação próprios, de pesquisa fundamental ou aplicada, no sentido de suportar e promover a inovação em Design.

Horário

Horário pós-laboral, durante a semana (a estruturar conforme interesses dos candidatos).

Destinatários

  • Licenciados ou tenham um grau académico equivalente no âmbito do Design Industrial, Design Gráfico, Design Multimédia, Artes Plásticas, Novos Média, interessados em prosseguir os estudos na área do Design.
  • Diplomados que apresentem um portfolio relevante para a área de especialização a que concorre.
  • Candidatos com experiência profissional relevante e que pretendam obter qualificação especializada.

Plano Curricular

Plano Curricular
Unidade CurricularSemestreECTS
Projecto de Design I 8
Desenho e Ilustração I 8
Processos Criativos em Design 4
Fotografia 5
Biónica 5
Projecto de Design II 8
Desenho e Ilustração II 8
Webdesign e Videojogos 6
Tecnologias de Design 4
Ecodesign 4

A frequência, com aproveitamento, do Plano de Estudos do Curso de Pós Graduação em Design dará acesso à candidatura ao 2º ciclo /Mestrado em Design, da ULHT de Lisboa. Os candidatos, poderão ficar dispensados da frequência de Unidades Curriculares do Plano de Estudos de 2º Ciclo / Mestrado, mediante processo de creditação de competências (DL nº 74 /2008 de 24 de Março).

TEM DÚVIDAS?

Venha esclarecê-las, visite as nossas instalações e contacte com responsáveis do curso a que se quer candidatar. Agende a sua visita com:

ligia.marques@isdom.pt