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Pós-Graduações

Gestão da Manutenção e Segurança no Trabalho

Candidaturas disponíveis a partir do dia 20 de setembro


Duração / Grau / ECTS

150 horas / Pós-Graduação / 30 ECTS

Diretor

Mestre/Doutoranda Cristina Simões
Professora Doutora Arminda Pata

Apresentação do curso

O curso de Pós-Graduação em Gestão da Manutenção e Segurança no Trabalho visa preparar profissionais para as novas oportunidades e desafios decorrentes dos novos paradigmas da Gestão da Manutenção Industrial, e da Saúde e Segurança no Trabalho. Precisamente, planear e controlar atividades exercidas por pessoas, máquinas e equipamentos. Atualmente as empresas deparam-se com novas oportunidades e desafios que exigem dos profissionais capacidade de agir através da prevenção e autonomia em saber-fazer, para que consigam lidar e resolver todos os problemas diários. Assim, será dado especial destaque à interligação dos fundamentos, paradigmas e regras de ação da Gestão da Manutenção Industrial com a Segurança no Trabalho e Avaliação dos Riscos Profissionais. Com uma estrutura curricular flexível, a Pós-Graduação oferece várias unidades curriculares adaptadas às diferentes formações de base dos participantes e decorre em horário pós-laboral. O formando terá oportunidade de adquirir e/ou aprofundar conhecimentos científicos e técnicos nos domínios da Gestão da Manutenção e Segurança no Trabalho das pessoas, máquinas e equipamentos.

Objetivos

O curso de Pós-Graduação em Gestão da Manutenção e Segurança no Trabalho tem como objetivo principal responder à necessidade premente de competências ajustadas às necessidades contemporâneas das empresas.

  • Desenvolver uma visão abrangente no âmbito da Manutenção Industrial;
  • Compreender a importância da manutenção preventiva;
  • Saber selecionar modelos e técnicas;
  • Fomentar a segurança no trabalho;
  • Avaliar os riscos profissionais;
  • Conseguir implementar soluções de melhoria;
  • Estimular o incremento de competências técnicas e conhecimento científico
  • Aplicar o conhecimento científico em cenários reais;
  • Reconhecer as implicações práticas da aplicação de novas soluções;
  • Fomentar o conhecimento para o exercício de novas funções.

Competências

Os formandos desta Pós-Graduação adquirirão capacidades e competências para:

  • Identificar máquinas e equipamentos.
  • Gerir os tempos de operação e desgaste da ferramenta.
  • Avaliar recursos disponíveis e otimizar processos.
  • Saber quais as implicações práticas da mudança rápida de ferramentas.
  • Compreender as etapas de implementação do SMED (Single Minute Exchange of Die).
  • Reconhecer os métodos de avaliação de risco profissional.
  • Aplicar metodologias e técnicas de avaliação de riscos.
  • Interpretar indicadores.
  • Empreender soluções de excelência para prevenir acidentes de trabalho.
  • Analisar e interpretar o impacto das mudanças na organização do trabalho.
  • Saber quais as implicações práticas da negligência de atitudes e comportamentos.
  • Implementar soluções e avaliar a sua eficácia.
  • Interpretar os fundamentos e os paradigmas da produção e Segurança no Trabalho.
  • Analisar as tendências futuras da prevenção e gestão de riscos profissionais.
  • Descrever o âmbito e os princípios da segurança do trabalho.
  • Identificar e aplicar técnicas analíticas e operativas, relacionar as principais causas que estão na origem dos acidentes de trabalho.
  • Motivar os trabalhadores pela adoção de comportamentos seguros no exercício da atividade profissional.
  • Analisar as funções e tarefas dos gestores nos diferentes níveis de atuação.
  • Descrever as fases do ciclo de gestão, planeamento, organização e controlo.

Estudos Futuros

Formandos de Grau Licenciado que concluírem a Pós-Graduação poderão prosseguir estudos para 2º ciclo (i.e., Grau Mestre) nas áreas da: engenharia e áreas afins, entre outras.

Os candidatos poderão ficar dispensados da frequência de unidades curriculares de Planos de Estudos de Mestrado destas áreas, mediante processo de análise de creditação.

Condições de Acesso

O acesso ao curso exige a titularidade de uma formação anterior adequada aos seus objetivos. Mediante apreciação curricular poderão ser admitidos ao curso os seguintes candidatos:

  • Estudantes aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos,
  • Titulares de um diploma de especialização tecnológica,
  • Titulares de um diploma de técnico superior profissional,
  • Titulares de outros cursos superiores,
  • Titulares de cursos de dupla certificação de nível secundário e cursos artísticos especializados.

Destinatários

Licenciados na área da Engenharia da Produção Industrial, Gestão da Produção, Engenharias, e áreas afins; Quadros Superiores, Profissionais e/ou empresários, Licenciados e outros quadros que desejam e necessitem de aprofundar conhecimentos para melhor responderem às exigências do mercado, às solicitações da sociedade globalizada e do mercado internacional cada vez mais competitivo, nas áreas científicas em apreço; Técnicos fabris e profissionais com experiência e curriculum relevante.

Plano Curricular

Unidades CurricularesECTSHoras
Máquinas Industriais 6 30
Gestão da Manutenção Industrial 6 30
Single Minute Exchange of Die – SMED 6 30
Segurança do Trabalho 6 30
Avaliação de Riscos Profissionais 6 30

Metodologia de avaliação

  1. A Avaliação de conhecimentos da componente de formação geral e da componente da formação específica é feita no âmbito de cada unidade curricular e tem natureza individual, assumindo formas adaptadas à especificidade de cada unidade curricular.
  2. Os critérios de produção de evidências materiais do empenho e desempenho dos estudantes (e.g., provas individuais escritas, provas orais, Estudo de Casos, portefólios, trabalhos de pesquisa, fichas técnicas, folhetos, ou outros instrumentos de avaliação) serão definidos por cada docente no início de cada unidade curricular e, tanto quanto possível, consensualizados com o grupo de formandos.
  3. É considerada a possibilidade de existência de um momento extraordinário de avaliação, mediante requerimento e pagamento dos respetivos emolumentos, no semestre imediatamente seguinte, para os estudantes que, por motivos justificados, não hajam obtido classificação positiva em alguma (s) unidade (s) curricular (es).
  4. A classificação será expressa numa escala numérica inteira de 0 a 20 valores.
  5. Considera-se aprovado numa unidade curricular o estudante que obtenha uma classificação final igual ou superior a 10 valores.
  6. Nos casos em que se verificar a atribuição de equivalências, a classificação final corresponderá à unidade curricular que fundamenta o pedido, ou à média aritmética simples no caso da equivalência de uma unidade curricular, ter como fundamento mais que uma unidade curricular.

Horário

Horário pós-laboral, durante a semana (a estruturar conforme interesses dos candidatos).

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