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Pós-Graduações

Gestão Industrial para Executivos

Candidaturas disponíveis a partir do dia 20 de setembro


Duração / Grau / ECTS

150 horas / Pós-Graduação / 30 ECTS

Diretor

Mestre/Doutoranda Cristina Simões
Professora Doutora Arminda Pata

Apresentação do curso

O curso de Pós-Graduação em Gestão Industrial para Executivos visa dotar os formandos de competências, e ou atualização de conhecimento, que lhes permitam afetar recursos, programar e simular a produção industrial de bens físicos e cumprir todas as exigências de um sistema integrado de gestão da qualidade, ambiente, segurança e manutenção. No final do curso estima-se que consigam gerir atividades de outras pessoas, no sentido de concretizar objetivos previamente estabelecidos. Com uma estrutura curricular flexível, a Pós-Graduação oferece várias unidades curriculares adaptadas às diferentes formações de base dos participantes e decorre em horário pós-laboral.

Objetivos

O curso de Pós-Graduação em Gestão Industrial para Executivos tem como objetivo principal responder à necessidade premente de preparar profissionais para as novas oportunidades e desafios da gestão industrial. Mais precisamente, formar executivos autónomos, capazes de entender e saber-fazer, no sentido de resolverem, de forma célere e acertada, problemas diários em prática em contexto de trabalho.

  • Possibilitar o incremento de competências técnicas e conhecimento científico.
  • Desenvolver uma visão abrangente no âmbito da Gestão Industrial.
  • Conseguir implementar soluções de melhoria.
  • Aplicar o conhecimento em cenários reais.
  • Reconhecer as implicações práticas da aplicação de novas soluções.
  • Prevenir agindo na Manutenção Industrial para garantir a rentabilidade dos sistemas de produção.
  • Proporcionar conhecimento para o exercício de novas funções.

Competências

Os formandos desta Pós-Graduação adquirirão capacidades e competências para:

  • Identificar e interpretar os fundamentos e os paradigmas da produção.
  • Saber efetuar a medição do trabalho.
  • Reconhecer regras de sequenciamento.
  • Analisar capacidade e eficiência de linhas de produção e montagem.
  • Aplicar soluções de balanceamento de linhas de produção e montagem.
  • Distinguir os tipos de manutenção.
  • Otimizar os recursos para intervenções eficientes e eficazes.
  • Fazer plano de contingência e de mitigação destinado à manutenção industrial.
  • Interpretar indicadores.
  • Saber implementar um sistema integrado de gestão da qualidade, ambiente, segurança e manutenção.
  • Praticar a Simulação Industrial de cenários e avaliar a eficácia das soluções gerados por software específico.
  • Reconhecer desenhos de experiências.
  • Programar ordens de produção.
  • Empreender soluções de excelência carga das máquinas.
  • Analisar e interpretar o mapa de Gantt com a sequência dos artigos a produzir.
  • Avaliar tempos (e.g., cheio, vazio) e percentagens de utilização das máquinas.
  • Compreender a regra do rácio crítico.

Estudos Futuros

Formandos de Grau Licenciado que concluírem a Pós-Graduação poderão prosseguir estudos para 2º ciclo (i.e., Grau Mestre) nas áreas da: engenharia e áreas afins, gestão industrial e inovação tecnológica, entre outras.

Os candidatos poderão ficar dispensados da frequência de unidades curriculares de Planos de Estudos de Mestrado destas áreas, mediante processo de análise de creditação.

Condições de Acesso

O acesso ao curso exige a titularidade de uma formação anterior adequada aos seus objetivos. Mediante apreciação curricular poderão ser admitidos ao curso os seguintes candidatos:

  • Estudantes aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos,
  • Titulares de um diploma de especialização tecnológica,
  • Titulares de um diploma de técnico superior profissional,
  • Titulares de outros cursos superiores,
  • Titulares de cursos de dupla certificação de nível secundário e cursos artísticos especializados.

Destinatários

Licenciados na área da Engenharia da Produção Industrial, Gestão da Produção, Engenharias, e áreas afins; Quadros Superiores, Profissionais e/ou empresários, Licenciados e outros quadros que desejam e necessitem de aprofundar conhecimentos para melhor responderem às exigências do mercado, às solicitações da sociedade globalizada e do mercado internacional cada vez mais competitivo, nas áreas científicas em apreço; Técnicos fabris e profissionais com experiência e curriculum relevante.

Plano Curricular

Unidades CurricularesECTSHoras
Liderança e Comportamento Humano no Trabalho  6 30 
Gestão Financeira e Engenharia Económica Sustentabilidade nas Indústrias  6 30 
Simulação Industrial  6 30 
Análise e Tratamento de Dados  6 30 
Sistemas Integrados de Gestão (QASM)  6 30 

Metodologia de avaliação

  1. A Avaliação de conhecimentos da componente de formação geral e da componente da formação específica é feita no âmbito de cada unidade curricular e tem natureza individual, assumindo formas adaptadas à especificidade de cada unidade curricular.
  2. Os critérios de produção de evidências materiais do empenho e desempenho dos estudantes (e.g., provas individuais escritas, provas orais, Estudo de Casos, portefólios, trabalhos de pesquisa, fichas técnicas, folhetos, ou outros instrumentos de avaliação) serão definidos por cada docente no início de cada unidade curricular e, tanto quanto possível, consensualizados com o grupo de formandos.
  3. É considerada a possibilidade de existência de um momento extraordinário de avaliação, mediante requerimento e pagamento dos respetivos emolumentos, no semestre imediatamente seguinte, para os estudantes que, por motivos justificados, não hajam obtido classificação positiva em alguma (s) unidade (s) curricular (es).
  4. A classificação será expressa numa escala numérica inteira de 0 a 20 valores.
  5. Considera-se aprovado numa unidade curricular o estudante que obtenha uma classificação final igual ou superior a 10 valores.
  6. Nos casos em que se verificar a atribuição de equivalências, a classificação final corresponderá à unidade curricular que fundamenta o pedido, ou à média aritmética simples no caso da equivalência de uma unidade curricular, ter como fundamento mais que uma unidade curricular.

Horário

Horário pós-laboral, durante a semana (a estruturar conforme interesses dos candidatos).

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