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Pós-Graduações

Liderança, Gestão e Inteligência Emocional

Candidaturas disponíveis a partir do dia 20 de setembro


Duração / Grau / ECTS

225 horas / Pós-Graduação / 45 ECTS

Diretor

Mestre/Doutoranda Cristina Simões
Professora Doutora Ana Virgolino

Apresentação do curso

A Pós-graduação em Liderança, Gestão e Inteligência Emocional visa a aquisição de sólidos conhecimentos nas principais áreas de gestão empresarial, através de uma abordagem pragmática e com forte ligação à realidade das nossas organizações.

Num mundo onde a mudança é uma constante, a competitividade é cada vez mais intensa e a globalização uma realidade, o conhecimento e as ferramentas nestas áreas são fundamentais para o sucesso das organizações. Pretende-se, desde modo, proporcionar aos participantes, não só uma visão ampla, mas também atual de conhecimentos relevantes em diferentes áreas funcionais da empresa, sensibilizando-os para os fatores humanos com enfoque na inteligência emocional, sociais, tecnológicos e ambientais que condicionam a vida nas organizações e em quem nelas trabalha.

Com uma estrutura curricular flexível, a Pós-graduação oferece várias unidades curriculares adaptadas às diferentes formações de base dos alunos e decorre em horário pós-laboral.

Objetivos

O curso de Pós-Graduação em Gestão Industrial para Executivos tem como objetivo principal responder à necessidade premente de preparar profissionais para as novas oportunidades e desafios da gestão industrial. Mais precisamente, formar executivos autónomos, capazes de entender e saber-fazer, no sentido de resolverem, de forma célere e acertada, problemas diários em prática em contexto de trabalho.

  • Proporcionar uma formação sólida que integra a experiência prática com conhecimentos atualizados e rigorosos, nas diversas áreas funcionais: finanças, marketing, estratégia e recursos humanos;
  • Desenvolver capacidades de liderança, motivação, gestão das equipas, ferir a inteligência emocional indispensáveis ao gestor moderno;
  • Dotar os participantes de uma visão estratégica dos negócios que assegure a perceção dos fatores críticos de sucesso da empresa e a melhoria quantitativa e qualitativa dos processos de decisão e gestão;
  • Assegurar e fomentar a troca de experiências entre os participantes com conhecimentos e formações académicas de diversas áreas essenciais à criação e desenvolvimentos de competências e relações profissionais e pessoais.

Competências

Os formandos desta Pós-Graduação adquirirão capacidades e competências para:

  • Analisar e interpretar o impacto dos comportamentos dos indivíduos e/ou grupos em contexto de trabalho e avaliar as suas implicações para os indivíduos na organização e para a organização;
  • Identificar e interpretar os fatores ambientais e da envolvente, e avaliar o seu impacto na gestão e na gestão de recursos humanos na organização;
  • Identificar e interpretar os fatores ambientais e da envolvente, e avaliar o seu impacto na gestão de recursos humanos na organização;
  • Aplicar os instrumentos e técnicas de gestão;
  • Implementar medidas de política de gestão de pessoas e avaliar a sua eficácia;
  • Aplicar instrumentos de Desenvolvimento organizacional e facilitadores do processo e gestão da mudança;
  • Gerir com excelência as operações de câmbio, de finanças, de logística, de marketing e de investimentos internacionais.
  • Compreender e gerir e facilitar os processos de mudança

Estudos Futuros

Os alunos poderão prosseguir estudos para 2º ciclo/Mestrado nas áreas da: Gestão, Gestão de Pessoas, Gestão e Estratégia Internacional, entre outras. Os candidatos poderão ficar dispensados da frequência de unidades curriculares de Planos de Estudos de Mestrado destas áreas mediante processo de creditação.

Condições de Acesso

O acesso ao curso exige a titularidade de uma formação anterior adequada aos seus objetivos. Mediante apreciação curricular poderão ser admitidos ao curso candidatos maiores de 23 anos que demonstrem possuir conhecimentos e experiência na área, no exercício de cargos de elevada responsabilidade em empresas e organizações relevantes.

Destinatários

Licenciados em Gestão de Recursos Humanos e em Gestão. Quadros Superiores, Profissionais e/ou empresários da área Licenciados e outros quadros que desejam e necessitam aprofundar os conhecimentos para melhor responderem às exigências do mercado de trabalho, às solicitações da sociedade globalizada e do mercado internacional, nas áreas científicas em apreço. Profissionais com experiência e curriculum relevante; Indivíduos Licenciados, ou com habilitação equiparada em qualquer área ou domínio.

Plano Curricular

Unidades CurricularesECTSHoras
Estratégia  5  25
Marketing  4  20
E-Marketing e Comércio Eletrónico  4  20
Negociação  4  20
Gestão Financeira  6  30
Competências Pessoais  6  30
Gestão de RH  6  30
Gestão de processos e Qualidade  4  20
Inteligência Emocional  6  30

Metodologia de avaliação

  1. A Avaliação de conhecimentos da componente de formação geral e da componente da formação específica é feita no âmbito de cada unidade curricular e tem natureza individual, assumindo formas adaptadas à especificidade de cada unidade curricular.
  2. Os critérios de produção de evidências materiais do empenho e desempenho dos estudantes (e.g., provas individuais escritas, provas orais, Estudo de Casos, portefólios, trabalhos de pesquisa, fichas técnicas, folhetos, ou outros instrumentos de avaliação) serão definidos por cada docente no início de cada unidade curricular e, tanto quanto possível, consensualizados com o grupo de formandos.
  3. É considerada a possibilidade de existência de um momento extraordinário de avaliação, mediante requerimento e pagamento dos respetivos emolumentos, no semestre imediatamente seguinte, para os estudantes que, por motivos justificados, não hajam obtido classificação positiva em alguma (s) unidade (s) curricular (es).
  4. A classificação será expressa numa escala numérica inteira de 0 a 20 valores.
  5. Considera-se aprovado numa unidade curricular o estudante que obtenha uma classificação final igual ou superior a 10 valores.
  6. Nos casos em que se verificar a atribuição de equivalências, a classificação final corresponderá à unidade curricular que fundamenta o pedido, ou à média aritmética simples no caso da equivalência de uma unidade curricular, ter como fundamento mais que uma unidade curricular.

Horário

Horário pós-laboral, durante a semana (a estruturar conforme interesses dos candidatos).

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