ptenfrdees

Pós-Graduações

Gestão do Potencial Humano e Estratégia de Internacionalização

Candidaturas disponíveis a partir do dia 20 de setembro


Duração / Grau / ECTS

290 horas / Pós-Graduação / 58 ECTS

Coordenação

Mestre Cristina Simões
Professora Doutora Ana Virgolino

Apresentação do curso

O curso de Pós-graduação em Gestão do Potencial Humano e Estratégia de Internacionalização visa dotar os alunos de ferramentas avançadas de gestão com especial incidência na gestão da mudança, desenvolvimento dos colaboradores e organizações, planeamento estratégico, ética e responsabilidade social e ainda permitir adquirir e/ou aprofundar conhecimentos científicos e técnicos nos domínios da integração económica, do comércio internacional, dos mercados financeiros, da estrutura e gestão das empresas nacionais e multinacionais, das estratégias de investimento adequadas, da internacionalização, bem como da cooperação internacional, no contexto do sistema mundial globalizado de poderes.

Com uma estrutura curricular flexível, a Pós-graduação oferece várias unidades curriculares adaptadas às diferentes formações de base dos alunos e decorre em horário pós-laboral.

Objetivos

A Pós-graduação em Gestão do Potencial Humano e Estratégia de Internacionalização tem como objetivo principal responder aos anseios de muitos estudiosos que desejam prosseguir os estudos nestas áreas do saber, possibilitando-lhes adquirir uma avançada e aprofundada preparação e competências (científica, técnicas e comportamentais) nestes domínios, nomeadamente nas áreas de Gestão de Pessoas, Investimento e Internacionalização Empresarial, bem como prepara-los para os desafios empresariais internacionais, habilitando-os para o exercício de numerosas funções, tanto em organismos públicos (nacionais, regionais e autárquicas), como em empresas privadas (nacionais e multinacionais), em organizações internacionais e em organizações não-governamentais.

  • Analisar e interpretar o comportamento humano em contexto de trabalho;
  • Aplicar instrumentos e técnicas de gestão;
  • Comparar, discutir, e criticar as diferentes perspetivas e modelos de gestão de pessoas;
  • Definir e implementar políticas de gestão de pessoas em consonância com a estratégia da organização como um todo;
  • Avaliação da eficiência e eficácia das políticas de gestão de pessoas implementadas e tomar medidas corretivas quando necessárias;
  • Promover o desenvolvimento das pessoas e da organização;
  • Identificar os normativos e comandos condicionantes do ambiente de gestão de negócios internacionais;
  • Implementar medidas conducentes ao desenvolvimento e cooperação internacionais;
  • Implementar estratégias lucrativas de investimento e negócios internacionais;
  • Gestão de operações financeiras, logísticas, de marketing e de investimentos internacionais.

Competências

Os formandos desta Pós-Graduação adquirirão capacidades e competências para:

  • Analisar e interpretar o impacto dos comportamentos dos indivíduos e/ou grupos em contexto de trabalho e avaliar as suas implicações para os indivíduos na organização e para a organização;
  • Identificar e interpretar os fatores ambientais e da envolvente, e avaliar o seu impacto na gestão de recursos humanos na organização;
  • Aplicar os instrumentos e técnicas de gestão de pessoas;
  • Implementar medidas de política de gestão de pessoas e avaliar a sua eficácia;
  • Aplicar instrumentos de Desenvolvimento organizacional e facilitadores do processo e gestão da mudança;
  • Reconhecer os normativos e comandos condicionantes do ambiente de Gestão de Negócios Internacionais, de Investimento e de Internacionalização Empresarial e Financeira;
  • Reconhecer e implementar os conhecimentos atinentes ao desenvolvimento e cooperação internacionais;
  • Identificar, estabelecer e implementar estratégias lucrativas de investimentos e negócios internacionais;
  • Reconhecer e implementar os conhecimentos atinentes ao desenvolvimento e cooperação internacionais;
  • Identificar, estabelecer e implementar estratégias lucrativas de investimentos e negócios internacionais;
  • Empreender padrões de excelência empresarial nas organizações e empresas vocacionadas para o mercado internacional;
  • Gerir com excelência as operações de câmbio, de finanças, de logística, de marketing e de investimentos internacionais.

Estudos Futuros

Os alunos poderão prosseguir estudos para 2º ciclo/Mestrado nas áreas da: Gestão, Gestão de Pessoas, Gestão da Gestão e Estratégia Internacional, entre outras. Os candidatos poderão ficar dispensados da frequência de unidades curriculares de Planos de Estudos de Mestrado destas áreas mediante processo de creditação.

Condições de Acesso

O acesso ao curso exige a titularidade de uma formação anterior adequada aos seus objetivos. Mediante apreciação curricular poderão ser admitidos ao curso candidatos maiores de 23 anos que demonstrem possuir conhecimentos e experiência na área, no exercício de cargos de elevada responsabilidade em empresas e organizações relevantes.

Destinatários

Licenciados em Gestão de Recursos Humanos e em Gestão. Quadros Superiores, Profissionais e/ou empresários da área. Licenciados e outros quadros que desejam e necessitam aprofundar os conhecimentos para melhor responderem às exigências do mercado de trabalho, às solicitações da sociedade globalizada e do mercado internacional, nas áreas científicas em apreço. Profissionais com experiência e curriculum relevante; Indivíduos Licenciados, ou com habilitação equiparada em qualquer área ou domínio.

Plano Curricular

Unidades CurricularesECTSHoras
Mudança e Desenvolvimento Organizacional  6  30
Marketing e Comércio Internacional  6  30
Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos  6  30
Gestão Financeira  6  30
Inovação e Empreendedorismo  6  30
Políticas de Investimento e Internacionalização  6  30
Gestão Estratégica de Recursos Humanos  6  30
Sócio-Economia Política da União Europeia  6  30
Estratégia e Planeamento Organizacional  6  30
Ética e Responsabilidade Social  4  20

Metodologia de avaliação

  1. A Avaliação de conhecimentos da componente de formação geral e da componente da formação específica é feita no âmbito de cada unidade curricular e tem natureza individual, assumindo formas adaptadas à especificidade de cada unidade curricular.
  2. Os critérios de produção de evidências materiais do empenho e desempenho dos estudantes (e.g., provas individuais escritas, provas orais, Estudo de Casos, portefólios, trabalhos de pesquisa, fichas técnicas, folhetos, ou outros instrumentos de avaliação) serão definidos por cada docente no início de cada unidade curricular e, tanto quanto possível, consensualizados com o grupo de formandos.
  3. É considerada a possibilidade de existência de um momento extraordinário de avaliação, mediante requerimento e pagamento dos respetivos emolumentos, no semestre imediatamente seguinte, para os estudantes que, por motivos justificados, não hajam obtido classificação positiva em alguma (s) unidade (s) curricular (es).
  4. A classificação será expressa numa escala numérica inteira de 0 a 20 valores.
  5. Considera-se aprovado numa unidade curricular o estudante que obtenha uma classificação final igual ou superior a 10 valores.
  6. Nos casos em que se verificar a atribuição de equivalências, a classificação final corresponderá à unidade curricular que fundamenta o pedido, ou à média aritmética simples no caso da equivalência de uma unidade curricular, ter como fundamento mais que uma unidade curricular.

Horário

Horário pós-laboral, durante a semana (a estruturar conforme interesses dos candidatos).

Direitos de autor © 2020 Instituto Superior D. Dinis da Marinha Grande. Todos os direitos reservados.
Avenida Primeiro de Maio 164, 2430-211 Marinha Grande
Gestão de conteúdos por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.