Ciências da Educação, área Educação Especial - Dominio em Intervenção Precoce na Infância
Candidaturas disponíveis a partir do dia 20 de setembro
Duração / Grau / ECTS
Pós-Graduação / 60 ECTS
Coordenação
Mestre Cristina Simões
Mestre Jorge Lemos
Objetivos
- Qualificar os destinatários para intervir, de modo interactivo com as crianças com problemas de desenvolvimento, entre os 0 e os 6 anos em contextos familiares e escolares de referência das crianças em causa;
- Desenvolver competências fundamentais para proporcionar aprendizagens aos alunos com e sem necessidades educativas especiais em ambientes inclusivos;
- Consolidar com formação teórica e prática nas principais ferramentas suscetível de assegurar uma resposta educativa de qualidade, da comunidade educativa, junto de crianças e jovens com e sem necessidades educativas especiais em contexto inclusivo: familiar, escolar e social;
- Potenciar a capacidade de resposta aos novos desfios através de metodologias de suporte à concretização das unidades curriculares desenhadas de modo a favorecer o desenvolvimento de hábitos de reflexividade crítica orientada para a optimização da capacidade de resolução de problemas;
Destinatários
Licenciados em Ciências da Educação e ou áreas afins (Educadores de Infância com ou sem especialização, Professores 1º ciclo Ensino Básico, Fisioterapeutas, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais e outros profissionais envolvidos em Projecto de Intervenção Precoce.
Unidades Curriculares | ECTS |
---|---|
Intervenção Precoce: Cultura e Estratégias Inclusivas | 6 |
Fundamentos Legais e Direitos da Infância | 6 |
Problemas de Desenvolvimento: Diagnóstico e Intervenção | 9 |
Neuroeducação e Intervenção Precoce | 7 |
Modelo de Intervenção Centrado na Familia | 7 |
Desenvolvimento de Práticas de Trabalho em Equipa | 7 |
Gestão da Qualidade e Inovação das Práticas | 6 |
Projetos de Pesquisa em Intervenção Precoce | 12 |