Investigação
Criação do Prémio estímulo à produção científica ISDOM:
O ISDOM criou em através do Despacho Conjunto 05/2021 de 10 de dezembro um prémio para definir as linhas orientadoras de desenvolvimento da IDI&T da instituição a partir de 2021/2022. Decorrente da parceria entre as instituições de ensino superior (universidades e politécnicos), dá resposta à diversificação e especialização do processo de ensino aprendizagem, intensificando a atividade de I&D. Precisamente por incrementar e melhorar a integração entre educação, investigação e inovação em articulação com mais de duas centenas de empresas, tecido produtivo e administração pública.
A divulgação do conhecimento científico é inseparável das missões do ISDOM. O resultado das interações e as necessidades da comunidade académica dão resposta a problemas reais da sociedade em que estão inseridos. Esta missão é tanto melhor cumprida quanto maior for o resultado dessas mesmas interações.
Independentemente dos distintos meios e formas de apoio institucional futura, entendeu-se iniciar um processo de reconhecimento de mérito, consoante as melhores práticas do sistema científico.
Deste modo, a criação do prémio de estímulo à publicação científica do ISDOM tem início no ano 2021 e é atribuído em 15 de janeiro de 2023. É destinado a todos os docentes, investigadores e colaboradores que publiquem trabalhos durante o ano em causa (e.g., artigos em revistas, artigos em conferências, capítulos, livros, revisões) indexadas na SCOPUS o na Web Science Master List (também conhecido como ISI, JCR ou Clarivate Analytics List).
Aos autores será atribuído um prémio monetário, dividido equitativamente pelos participantes do ISDOM. O prémio máximo corresponderá a um valor base por trabalho indexado acrescido de um outro valor se for indexado na web of Science e poderá atingir um máximo a 10 trabalhos publicados. Este prémio é atribuído no início de janeiro de cada período de 2 anos. A lista dos trabalhos é realizada automaticamente na lista SCOPUS web of Science e comunicada a 15 de janeiro do ano seguinte.
Centros de investigação
Os docentes do ISDOM contam com todo o suporte para as atividades de Investigação com o ILIND - Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento (https://investigacao.ulusofona.pt/pt/), que o ISDOM integra na qualidade de Instituição do Grupo Lusófona.
Sendo a investigação científica um elemento estruturante, o ILIND - Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento desenvolve a articulação entre investigação e docência nos estabelecimentos de ensino da COFAC.
Entre outros, tem como objetivos:
- Promover a realização de investigação e desenvolvimento (I&D), e difundir o conhecimento nas diversas áreas científicas de que se ocupe;
- Coordenar e sistematizar as atividades de investigação levadas a cabo pelas unidades de I&D dos estabelecimentos de ensino do Grupo Lusófona, assegurando, nomeadamente, o acompanhamento do processo de preparação, submissão e gestão de projetos de investigação, bem como o apoio aos processos empreendidos por investigadores individuais;
- Coordenar o processo de I&D e de formação avançada ao nível de programas doutorais nas diversas unidades de investigação dos estabelecimentos de ensino, tomando como ponto de partida as áreas científicas comuns de formação;
- Promover o intercâmbio científico com instituições e investigadores, nacionais, estrangeiros e internacionais;
- Concorrer para a obtenção de meios logísticos e financeiros adequados à prossecução das atividades de I&D diretamente empreendidas e, bem assim, daquelas que são incumbência das unidades dos estabelecimentos de ensino cuja investigação coordena;
- Avaliar a produtividade dos recursos humanos, bem como definir os objetivos contratuais do pessoal a afetar à atividade de I&D;
- Incentivar a apresentação de projetos interdisciplinares, envolvendo as unidades de investigação de todos os estabelecimentos de ensino;
- Criar redes de extensão científica cultural e prestação de serviços à comunidade.
As unidades e centros de investigação constituem a principal forma de organização das atividades de investigação
Integram o ILIND os seguintes centros de Investigação.
Neste momento são 12 unidades de investigação em vários domínios científicos, das quais 7 são avaliadas e acreditadas pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, que integram mais de 400 investigadores e dinamizam regularmente vários projetos e iniciativas científicas.
- TRIE - Centro de Investigação Transdisciplinar para o Empreendedorismo e Inovação Ecossistémica
- EIGeS - Centro de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia Industrial, Gestão e Sustentabilidade
- COW- Centro de Investigação em Design e Arte - Center for Other Worlds
- CIDEFES - Centro de Investigação em Desporto, Educação Física, Exercício e Saúde
- ARQ.ID - Arquitetura, Investigação e Desenvolvimento
- HEI-Lab - Human Environment Interaction Lab
- CBIOS - Centro de Investigação em Biociências e Tecnologias da Saúde
- CeiED -Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
- CICANT -CICANT Centro de Investigação em Comunicações Aplicadas, Cultura e Novas Tecnologias
- COPELABS -Centro de Investigação em Computação Centrada nas Pessoas e Cognição
- DREAMS - Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Investigação em Ambiente e Monitorização Aplicada de Sistemas
- CEAD -Centro de Estudos Avançados em Direito Francisco Suárez
Salientamos que além destes Centros de Investigação ao dispor dos docentes do ISDOM, enquanto IE que integra o ILIND, e além da unidade de investigação interna CISDOM que conta com todos os docentes, temos docentes afiliados em vários outros centros de Investigação:
- BRU- Business Research Unit
- CEBER – Centre for Business and Economics Research
- Centro de ID DREAMS/IDEGI – Núcelo de Investigação e Desenvolvimento de Engenharia Industrial e Gestão
- CIAUD- Centro de Investigação em arquitetura, urbanismo e design
- CIDMA- Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicação
- GICL – Grupo de Investigação de Cor e Luz, da Universidade de Lisboa
- IDMEC- Instituto de Engenharia Mecânica
- ISR – Instituto de Sistemas e Robótica
O ISDOM continuará a promover a investigação e a incentivar os docentes a colaborar ou ser afiliados de Centros de Investigação reconhecidos.