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Licenciaturas

Gestão Comercial

Candidatura online

Duração / Grau / ECTS

3 anos / 1º ciclo (Licenciatura) / 180 ECTS

Condições de Acesso

  • Via 12º ano e provas de ingresso
  • Maiores de 23 anos
  • Mudança de curso
  • Reingresso Titulares de CET ou TESP
  • Titulares de Cursos Médio ou Superior
  • Estudante internacional

Provas de Ingresso

Ter nota superior a 95 pontos (escala 0‐ 200), a uma das seguintes provas de ingresso:

04 - Economia
17 - Matemática Aplicada às Ciências Sociais 
18 - Português

 

Apresentação

O desenvolvimento económico e social tem projetado a atividade comercial das empresas, que tem vindo a assumir dimensões de intervenção cada vez mais complexas e exigentes, com especificidades e âmbitos de atuação técnica muito próprios. A sofisticação dos processos e métodos implica um nível de competência sempre crescente, sendo fundamental dominar competências técnicas e comportamentais específicas.

Neste o ISDOM com a experiência de 30 anos de ensino, projetou um ciclo de estudos em Gestão Comercial onde através da formação de carácter profissionalizante, exigente e especializada, do projeto educativo do ISDOM, proporciona o desenvolvimento de competências críticas ao pleno desempenho de uma atividade profissional na área científica da Gestão e Administração.

O CE em Gestão Comercial propõe-se aprofundar competências em variadas áreas de especialização, quer da área da gestão, quer das áreas transdisciplinares do marketing, das ciências sociais, das tecnologias aplicadas, atualizando o domínio técnico e prático dos seus estudantes.

Esta licenciatura propõe-se, promover a integração dos saberes e das práticas, através de uma atitude permanente de inquirição e de experimentação, bem como desenvolver a capacidade de ação autónoma e de trabalho em equipa. Pretende-se ainda fornecer competências e preparação específicas que permitam ao diplomado exercer com sucesso as atividades profissionais correspondentes aos perfis curriculares lecionados, bem como continuar o seu percurso académico. Por outro lado, em termos profissionais, visa-se a formação e atualização de conhecimentos de todos os que trabalham ou pretendem vir a exercer funções em áreas da gestão comercial.

Objetivos

Apresentar um currículo inovador que corresponda às necessidades decorrentes do exercício profissional na área da gestão comercial com a qualificação necessária para:

  • Efetuar a análise de diagnóstico da empresa e sua envolvente no mercado doméstico e internacional;
  • Definir estratégias e políticas comerciais e de marketing da empresa, bem como o respetivo plano de ação comercial;
  • Delinear as políticas de produto, preço, comunicação, distribuição, entre outras;
  • Analisar e compreender as várias técnicas de captação e acompanhamento dos clientes, com base em novos modelos de relacionamento com o cliente;
  • Aplicar métodos e técnicas de logística e de distribuição;
  • Definir e implementar uma estratégia de e-commerce aplicada a contextos de internacionalização;
  • Formar diplomados com capazes de comunicar informações, ideias, problemas e soluções tanto a públicos constituídos por especialistas como por não especialistas;
  • Desenvolver as competências que permitam aos diplomados a aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia.

Destinatários

Candidatos que pretendam aceder a todas as saídas profissionais da área da Gestão comercial, para garantir as atuais e as futuras exigências do mundo empresarial e comercial.

Atualização de conhecimento técnico, científico e prático.

Saídas Profissionais

Os licenciados em Gestão Comercial poderão desenvolver a sua atividade em empresas das mais variadas áreas e em entidades na área da Gestão Comercial.

A destacar as competências ímpares, multidisciplinares, que lhes permitem:

  • Adquirir competências que permitem aos diplomados exercer com sucesso as atividades profissionais correspondentes aos perfis curriculares lecionados, bem como continuar o seu percurso académico;
  • Conhecer os modelos conceptuais que fundamentam as práticas dos profissionais da gestão comercial 
  • Identificar as tendências de evolução mais marcantes ao nível da gestão comercial;
  • Demonstrar aptidões de análise e previsão das disponibilidades e as necessidades da empresa nas áreas da gestão comercial;
  • Adquirir competências ao nível da legislação relacionada com os diferentes contextos da gestão comercial, nomeadamente no que se refere especificamente ao direito comercial e dos contratos;
  • Desenvolver planos de marketing recorrendo às ferramentas de e-marketing;
  •  Implementar planos de marketing recorrendo às ferramentas de e-marketing;
  • Demonstrar capacidades e competências para realizar estudos de mercado;
  •  Definir os objetivos estratégicos da organização no que refere à gestão comercial e vendas;
  • Gerir as atividades comerciais da empresa em contexto internacional;
  • Coordenar a força de vendas da organização;
  • Coordenar o desempenho global, comercial e de marketing da organização a partir de indicadores quantitativos e qualitativos;
  • Elaborar relatórios sobre o desempenho comercial e de marketing da organização.

Plano de Estudos

Unidades CurricularesAno/SemestreECTS
Métodos Quantitativos 1º / 1º 6
Psicologia Geral 1º / 1º 6
Introdução ao Marketing 1º / 1º 6
Gestão das Organizações 1º / 1º 7
Introdução ao Direito 1º / 1º 5
Informática de Gestão 1º / 2º 5
Gestão do Preço e do Produto 1º / 2º 5
Analise e Tratamento de Dados 1º / 2º 5
Gestão de Pessoas nas Organizações 1º / 2º 7
Métodos de Investigação 1º / 2º 4
Inglês 1º / 2º 4
Comportamento do Consumidor 2º / 1º 6
Fundamentos de Contabilidade 2º / 1º 6
     
Fundamentos de Economia 2º / 1º 7
Direito Comercial 2º / 1º 5
Gestão Comercial e da Força de Vendas 2º / 1º 6
Estudos de Mercado 2º / 2º 5
Marketing Relacional 2º / 2º 6
Gestão da Cadeia de Abastecimento 2º / 2º 6
Marketing e Comércio Internacional 2º / 2º 6
Estratégia e Planeamento Empresarial 2º / 2º 7
Logística e Distribuição 3º / 1º 7
Direito dos Contratos 3º / 1º 5
Técnicas de Informação, Comunicação e Negociação 3º / 1º 7
E-Marketing e Comércio Eletrónico 3º / 1º 6
Gestão Financeira 3º / 1º 5
Promoções e Merchandising 3º / 2º 4
Gestão de Marcas 3º / 2º 5
Gestão da Qualidade 3º / 2º 5
Optativa II (Inovação e Empreendedorismo; Comunicação Interpessoal; Gestão da Produção; Gestão das Operações, Conceção e Gestão da Formação) 3º / 2º 4
Projeto Aplicado 3º / 2º 12
Total   180

Horário

  • Pós Laboral
  • Diurno

Docentes

Corpo docente altamente qualificado.

Para desenvolver este ciclo de estudos o ISDOM dispõe de um corpo docente integrando doutores especializados nas áreas científicas do ciclo de estudos e especialistas de reconhecida experiência e competência profissional nas respetivas áreas científicas constituindo uma equipa que garante o nível e a qualidade da formação ministrada.

Vagas

30 (Abertura do curso sujeita a número mínimo de inscrições)

Documentos

NCE_21_2100040

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