Gestão Comercial
Apresentação
O desenvolvimento económico e social tem projetado a atividade comercial das empresas, que tem vindo a assumir dimensões de intervenção cada vez mais complexas e exigentes, com especificidades e âmbitos de atuação técnica muito próprios. A sofisticação dos processos e métodos implica um nível de competência sempre crescente, sendo fundamental dominar competências técnicas e comportamentais específicas.
Neste o ISDOM com a experiência de 30 anos de ensino, projetou um ciclo de estudos em Gestão Comercial onde através da formação de carácter profissionalizante, exigente e especializada, do projeto educativo do ISDOM, proporciona o desenvolvimento de competências críticas ao pleno desempenho de uma atividade profissional na área científica da Gestão e Administração.
O CE em Gestão Comercial propõe-se aprofundar competências em variadas áreas de especialização, quer da área da gestão, quer das áreas transdisciplinares do marketing, das ciências sociais, das tecnologias aplicadas, atualizando o domínio técnico e prático dos seus estudantes.
Esta licenciatura propõe-se, promover a integração dos saberes e das práticas, através de uma atitude permanente de inquirição e de experimentação, bem como desenvolver a capacidade de ação autónoma e de trabalho em equipa. Pretende-se ainda fornecer competências e preparação específicas que permitam ao diplomado exercer com sucesso as atividades profissionais correspondentes aos perfis curriculares lecionados, bem como continuar o seu percurso académico. Por outro lado, em termos profissionais, visa-se a formação e atualização de conhecimentos de todos os que trabalham ou pretendem vir a exercer funções em áreas da gestão comercial.
Objetivos
Apresentar um currículo inovador que corresponda às necessidades decorrentes do exercício profissional na área da gestão comercial com a qualificação necessária para:
- Efetuar a análise de diagnóstico da empresa e sua envolvente no mercado doméstico e internacional;
- Definir estratégias e políticas comerciais e de marketing da empresa, bem como o respetivo plano de ação comercial;
- Delinear as políticas de produto, preço, comunicação, distribuição, entre outras;
- Analisar e compreender as várias técnicas de captação e acompanhamento dos clientes, com base em novos modelos de relacionamento com o cliente;
- Aplicar métodos e técnicas de logística e de distribuição;
- Definir e implementar uma estratégia de e-commerce aplicada a contextos de internacionalização;
- Formar diplomados com capazes de comunicar informações, ideias, problemas e soluções tanto a públicos constituídos por especialistas como por não especialistas;
- Desenvolver as competências que permitam aos diplomados a aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia.
Destinatários
Candidatos que pretendam aceder a todas as saídas profissionais da área da Gestão comercial, para garantir as atuais e as futuras exigências do mundo empresarial e comercial.
Atualização de conhecimento técnico, científico e prático.
Saídas Profissionais
Os licenciados em Gestão Comercial poderão desenvolver a sua atividade em empresas das mais variadas áreas e em entidades na área da Gestão Comercial.
A destacar as competências ímpares, multidisciplinares, que lhes permitem:
- Adquirir competências que permitem aos diplomados exercer com sucesso as atividades profissionais correspondentes aos perfis curriculares lecionados, bem como continuar o seu percurso académico;
- Conhecer os modelos conceptuais que fundamentam as práticas dos profissionais da gestão comercial
- Identificar as tendências de evolução mais marcantes ao nível da gestão comercial;
- Demonstrar aptidões de análise e previsão das disponibilidades e as necessidades da empresa nas áreas da gestão comercial;
- Adquirir competências ao nível da legislação relacionada com os diferentes contextos da gestão comercial, nomeadamente no que se refere especificamente ao direito comercial e dos contratos;
- Desenvolver planos de marketing recorrendo às ferramentas de e-marketing;
- Implementar planos de marketing recorrendo às ferramentas de e-marketing;
- Demonstrar capacidades e competências para realizar estudos de mercado;
- Definir os objetivos estratégicos da organização no que refere à gestão comercial e vendas;
- Gerir as atividades comerciais da empresa em contexto internacional;
- Coordenar a força de vendas da organização;
- Coordenar o desempenho global, comercial e de marketing da organização a partir de indicadores quantitativos e qualitativos;
- Elaborar relatórios sobre o desempenho comercial e de marketing da organização.
Plano de Estudos
Unidades Curriculares | Ano/Semestre | ECTS |
---|---|---|
Métodos Quantitativos | 1º / 1º | 6 |
Psicologia Geral | 1º / 1º | 6 |
Introdução ao Marketing | 1º / 1º | 6 |
Gestão das Organizações | 1º / 1º | 7 |
Introdução ao Direito | 1º / 1º | 5 |
Informática de Gestão | 1º / 2º | 5 |
Gestão do Preço e do Produto | 1º / 2º | 5 |
Analise e Tratamento de Dados | 1º / 2º | 5 |
Gestão de Pessoas nas Organizações | 1º / 2º | 7 |
Métodos de Investigação | 1º / 2º | 4 |
Inglês | 1º / 2º | 4 |
Comportamento do Consumidor | 2º / 1º | 6 |
Fundamentos de Contabilidade | 2º / 1º | 6 |
Fundamentos de Economia | 2º / 1º | 7 |
Direito Comercial | 2º / 1º | 5 |
Gestão Comercial e da Força de Vendas | 2º / 1º | 6 |
Estudos de Mercado | 2º / 2º | 5 |
Marketing Relacional | 2º / 2º | 6 |
Gestão da Cadeia de Abastecimento | 2º / 2º | 6 |
Marketing e Comércio Internacional | 2º / 2º | 6 |
Estratégia e Planeamento Empresarial | 2º / 2º | 7 |
Logística e Distribuição | 3º / 1º | 7 |
Direito dos Contratos | 3º / 1º | 5 |
Técnicas de Informação, Comunicação e Negociação | 3º / 1º | 7 |
E-Marketing e Comércio Eletrónico | 3º / 1º | 6 |
Gestão Financeira | 3º / 1º | 5 |
Promoções e Merchandising | 3º / 2º | 4 |
Gestão de Marcas | 3º / 2º | 5 |
Gestão da Qualidade | 3º / 2º | 5 |
Optativa II (Inovação e Empreendedorismo; Comunicação Interpessoal; Gestão da Produção; Gestão das Operações, Conceção e Gestão da Formação) | 3º / 2º | 4 |
Projeto Aplicado | 3º / 2º | 12 |
Total | 180 |
Horário
- Pós Laboral
- Diurno
Docentes
Corpo docente altamente qualificado.
Para desenvolver este ciclo de estudos o ISDOM dispõe de um corpo docente integrando doutores especializados nas áreas científicas do ciclo de estudos e especialistas de reconhecida experiência e competência profissional nas respetivas áreas científicas constituindo uma equipa que garante o nível e a qualidade da formação ministrada.
Vagas
30 (Abertura do curso sujeita a número mínimo de inscrições)