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Ciências de Educação, Área de Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor

Candidaturas disponíveis a partir do dia 20 de setembro


Duração / Grau / ECTS

Pós-Graduação (Formação Especializada) / 60 ECTS

Coordenação

Mestre Cristina Simões

Mestre Jorge Lemos

Objetivos do Curso

O Curso de Pós-Graduação em Educação Especial tem como objetivo o estudo aprofundado das estratégias de desenvolvimento de competências cognitivas, perceptivas e sócio-afectivas que permitam a compreensão da educação como sistema e como processo, bem como de estratégias conducentes a um processo de integração sócio-educativo de crianças com necessidades educativas especiais.
Procura ainda aliar uma formação atualizada a uma sólida base cultural, preparando os seus diplomados com as competências necessárias para o desempenho de funções.

  • Explicitar os conceitos relevantes no âmbito da Educação Especial;
  • Praticar técnicas e instrumentos de avaliação diagnóstica;
  • Analisar estratégias específicas de intervenção em Educação Especial;
  • Abordar metodologias de adaptações curriculares personalizadas;
  • Desenvolver competências necessárias ao trabalho multidisciplinar;
  • Dinamizar formas de envolvimento parental.

Destinatários

Docentes da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário; Licenciados em Ciências da Educação e ou áreas afins; Profissionais com experiência e Curriculum relevante; Individuos Licenciados ou com habilitação equiparada em qualquer área ou domínio.

Saídas Profissionais

Este Curso de Pós-Graduação pretende dar orientações e recriar competências que visem qualificar para o exercício de funções que despoletem um melhor acompanhamento e integração sócio-educativo das crianças com necessidades educativas especiais, potenciando as suas próprias competências enquanto seres individuais e sociais.

Nesta perspetiva pretende-se desenvolver competências de intervenção, de formação, de supervisão e de avaliação e competências de consultoria de forma a ajustá-las às comunidades onde se inserem, sem prejuízo da eficiência e eficácia da sua condução e da sua estruturação na unidade nacional de ensino.
Assim sendo, este curso de pós-graduação é uma mais-valia para a formação sólida, coerente e actualizada destes profissionais do ensino.

  • Funções de atendimento a populações especiais em geral e em particular a crianças e jovens com necessidades educativas especiais em instituições públicas ou privadas;
  • Integração em projectos de apoio à inclusão de grupos marginalizados;
  • Desenvolvimento de programas de formação nas áreas de Educação Especial e de Inclusão;
  • Desempenho de funções de Educação Especial no âmbito do Ministério da Educação;

Caracterização

A presente proposta formativa visa proporcionar aos formandos um conjunto de saberes teórico-práticos susceptível de assegurar uma resposta educativa de qualidade, junto de crianças e jovens com necessidades educativas especiais em contexto familiar, escolar e social.

As metodologias de suporte à concretização das unidades curriculares estão desenhadas de modo a favorecer o desenvolvimento de hábitos de reflexividade crítica orientada para a optimização da capacidade de resolução de problemas educacionais.

Para além das aprendizagens procedimentais serão privilegiados tempos e espaços de socialização e debate de princípios e de ideias promotoras dos ideais da equidade e da inclusão.

Plano de Estudos

Unidades CurricularesECTS
Metodologia da Investigação Educacional 6
Educação Especial: Conceito e Fundamentos 6
Cognição e Problemas de Aprendizagem 6
Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio 6
Motricidade: problemas e Intervenção 6
Estratégias de Transição Sócio-Laboral 6
Autismo e Multideficiência: Intervenção Específica 6
Trabalho Projecto de Intervenção nas Áreas Cognitivo e Motora 6

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