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Engenharia da Produção e Inovação Industrial

Candidaturas disponíveis a partir do dia 20 de setembro


Duração / Grau / ECTS

150 horas / Pós-Graduação / 30 ECTS

Direção do Curso

Mestre/Doutoranda Cristina Simões
Professora Doutora Arminda Pata

Apresentação do Curso

O curso de Pós-Graduação em Engenharia da Produção Industrial visa dotar os alunos de ferramentas avançadas de gestão da produção com especial incidência na gestão da produção e inovação industrial (aplicada ao "chão de fábrica") e na Engenharia e Automação Industrial, e ainda permitir adquirir e/ou aprofundar conhecimentos cinetíficos e técnicos nos domínios da gestão financeira das empresas e sustentabilidade das Indústrias.

Com uma estrutura curricular flexível, a Pós-Graduação oferece várias unidades curriculares adaptadas às diferentes formações de base dos alunos e decorre em horário pós-laboral.

Objetivos

O curso de Pós-Graduação em Produção e Inovação Industrial tem como objetivo principal responder à necessidade premente de preparar profissionais para as novas oportunidades e desafios decorrentes dos novos paradigmas da Engenharia da Produção e Inovação Industrial. Mais precisamente, formar profissionais autónomos e capazes de saber-fazer, no sentido de resolverem problemas diários em prática em contexto de trabalho.

  • Desenvolver uma visão abrangente no âmbito das tecnologias da Produção e Inovação Industrial;
  • Saber selecionar soluções tecnológicas;
  • Conseguir implementar soluções de melhoria;
  • Estimular o incremento de competências técnicas e conhecimento científico;
  • Aplicar o conhecimento científico em cenários reais;
  • Reconhecer as implicações práticas da aplicação de novas soluções;
  • Fomentar o conhecimento para o exercício de novas funções.

Competências

Os formandos desta Pós-Graduação adquirirão capacidades e competências para:

  • Identificar e interpretar os fundamentos e os paradigmas da produção;
  • Aplicar soluções tecnológicas na gestão da produção;
  • Conhecer Técnicas e Tecnologias de Prototipagem Rápida.
  • Saber caraterizar o processamento de termoplásticos.
  • Inovar na transformação de matérias-primas em novos produtos
  • Conhecer Técnicas e Tecnologias de conceção e desenvolvimento do produto.
  • Saber caraterizar intervalos de tolerância.
  • Desenvolver processos e tempo de ciclo na engenharia do produto.
  • Interpretar indicadores de sustentabilidade das indústrias;
  • Saber interpretar, analisar e tratar dados;
  • Empreender soluções de excelência na transição para a indústria 4.0;
  • Analisar e interpretar o impacto das mudanças na organização do trabalho;
  • Entender os conceitos e técnicas associadas à gestão da qualidade;
  • Conhecer as mais recentes abordagens teóricas e suas aplicações práticas sobre a qualidade, no atual contexto de complexidade e incerteza;
  • Desenvolver e implementar um sistema de gestão da qualidade;
  • Implementar soluções e avaliar a sua eficácia.

Estudos futuros

Formandos de Grau Licenciado que concluírem a Pós-Graduação poderão prosseguir estudos para 2º ciclo (i.e., Grau Mestre) nas áreas da: engenharia e áreas afins, gestão industrial e inovação tecnológica, entre outras.

Os candidatos poderão ficar dispensados da frequência de unidades curriculares de Planos de Estudos de Mestrado destas áreas, mediante processo de análise de creditação.

Condições de Acesso

O acesso ao curso exige a titularidade de uma formação anterior adequada aos seus objetivos. Mediante apreciação curricular poderão ser admitidos ao curso os seguintes candidatos:

  • Estudantes aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos,
  • Titulares de um diploma de especialização tecnológica,
  • Titulares de um diploma de técnico superior profissional,
  • Titulares de outros cursos superiores,
  • Titulares de cursos de dupla certificação de nível secundário e cursos artísticos especializados.

Destinatários

Licenciados na área da Engenharia da Produção Industrial, Gestão da Produção, Engenharias, e áreas afins; Quadros Superiores, Profissionais e/ou empresários, Licenciados e outros quadros que desejam e necessitem de aprofundar conhecimentos para melhor responderem às exigências do mercado, às solicitações da sociedade globalizada e do mercado internacional cada vez mais competitivo, nas áreas científicas em apreço; Técnicos fabris e profissionais com experiência e curriculum relevante.

Plano Curricular

Unidades CurricularesECTSHoras
Engenharia e Tecnologias Avançadas da Produção 6 30
Inovação Industrial e Desenvolvimento 6 30
Indústria 4.0 6 30
Gestão da qualidade 6 30
Análise e Tratamento de Dados 6 30

Metodologia de avaliação

  1. A Avaliação de conhecimentos da componente de formação geral e da componente da formação específica é feita no âmbito de cada unidade curricular e tem natureza individual, assumindo formas adaptadas à especificidade de cada unidade curricular.
  2. Os critérios de produção de evidências materiais do empenho e desempenho dos estudantes (e.g., provas individuais escritas, provas orais, Estudo de Casos, portefólios, trabalhos de pesquisa, fichas técnicas, folhetos, ou outros instrumentos de avaliação) serão definidos por cada docente no início de cada unidade curricular e, tanto quanto possível, consensualizados com o grupo de formandos.
  3. É considerada a possibilidade de existência de um momento extraordinário de avaliação, mediante requerimento e pagamento dos respetivos emolumentos, no semestre imediatamente seguinte, para os estudantes que, por motivos justificados, não hajam obtido classificação positiva em alguma (s) unidade (s) curricular (es).
  4. A classificação será expressa numa escala numérica inteira de 0 a 20 valores.
  5. Considera-se aprovado numa unidade curricular o estudante que obtenha uma classificação final igual ou superior a 10 valores.
  6. Nos casos em que se verificar a atribuição de equivalências, a classificação final corresponderá à unidade curricular que fundamenta o pedido, ou à média aritmética simples no caso da equivalência de uma unidade curricular, ter como fundamento mais que uma unidade curricular.

Horário

Horário pós-laboral, durante a semana (a estruturar conforme interesses dos candidatos).

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